Para muitos empresários, interpretar a demonstração do fluxo de caixa da empresa é um processo confuso.







O que a maioria desses empreendedores não percebe é que não precisa ser. 14Qual é exatamente a sua demonstração do fluxo de caixa e como ela difere dos outros relatórios financeiros da sua empresa?

Diferentemente do balanço da sua empresa, que representa um instantâneo das finanças da sua empresa em um determinado momento, o extrato divulga receitas e despesas por um período designado.

A declaração é dividida em três seções distintas: fluxo de operações, fluxo de investimento e fluxo de financiamento.

Ao entender essas diferentes áreas e como elas afetam seus negócios, você descobrirá rapidamente que analisar sua declaração não é uma tarefa muito difícil, afinal.

Fluxo de Caixa das Operações

A primeira seção do seu extrato documenta o fluxo das operações. Esta é a carne e as batatas da sua empresa, e esta seção da declaração é geralmente a mais complexa.

Os itens desta categoria são os resultados do seu foco principal de negócios. Aqui você verá os custos e receitas associados aos bens ou serviços que sua empresa vende ou fornece.

Existem dois tipos de maneiras de listar o fluxo de caixa das operações: o método direto e o método indireto.

Enquanto o método direto lista tipos de transação específicos e como eles afetaram seu fluxo (como pagamentos em dinheiro feitos a um fornecedor), o método indireto mais comum utiliza itens de linha do seu balanço para determinar as mudanças positivas ou negativas vistas no período representado na sua declaração.



Fluxo de Caixa dos Investimentos

No fluxo de caixa do investimento, você encontrará os custos e ganhos associados às transações que não se enquadram no intervalo das funções comerciais padrão da sua empresa.

Com maior frequência, os itens encontrados no fluxo de investimento incluem a compra e venda de bens e equipamentos.

Se sua empresa adquirir espaço para escritório, por exemplo, você encontrará um saldo negativo em fluxo de investimento pelo valor pago para adquirir o edifício.

Fluxo de Caixa dos Financiamentos

A terceira seção do seu extrato, o fluxo de caixa do financiamento, lista as transações de dívida, como os fundos recebidos pela contratação de um empréstimo, bem como eventos patrimoniais, como fundos sendo pagos aos proprietários das empresas.

Uma coisa importante a ser observada é que o pagamento de juros sobre dívida de longo prazo não é categorizado como fluxo de financiamento, mas como parte do fluxo de operações.

Com muita freqüência, os empreendedores enfrentam problemas com seus negócios porque simplesmente não entendem suas demonstrações financeiras.

Embora os outros documentos comuns possam ser um pouco mais diretos e fáceis de compreender, a declaração pode representar um desafio para alguns empresários.



Na realidade, entender a afirmação da sua empresa é fácil quando você pega o jeito e pode significar a diferença entre ver crescimento constante e de longo prazo e ameaças financeiras imprevistas.