À medida que você começa a desenvolver essas atitudes e hábitos em relação às suas finanças, você acabará cumprindo suas metas financeiras, não importa o quão modestas ou ambiciosas elas sejam.







Primeiro de tudo, acredite que você pode alcançar esses objetivos e criar riqueza para si mesmo. Ao desenvolver os hábitos de orçamento, poupança e investimento, você poderá pagar suas dívidas, mandar seus filhos para boas escolas, iniciar seu próprio negócio, poupar para a aposentadoria ou tudo isso e muito mais.

O que este artigo sobre está construindo riqueza financeira e o que isso deve significar para você. A primeira coisa a fazer é entender o significado de ativos, passivos e patrimônio líquido. Estes três compõem a fórmula simples de:

Ativos (menos) Passivo (igual a) Net Worth

O tipo de ativo que você precisa ter é o que é chamado de ativo gerador de riqueza, ou seja, algo que geralmente aumenta de valor ou gera juros, como:

  • Conta de poupança;
  • Plano de aposentadoria;
  • Ações e títulos.
  • Propriedade imobiliária

Um passivo é chamado dívida, que é o dinheiro que você deve. Eles vêm em formas como:

  • Hipotecas;
  • Saldos de cartão de crédito;
  • Empréstimos (carro, estudante, etc.);
  • Contas médicas.

A diferença entre os ativos e, liablitily, é chamada de patrimônio líquido, e essa é a medida da sua riqueza financeira. A ideia geral é que seus ativos sejam capazes de cobrir seus passivos e deixar o suficiente para que você possa atingir suas metas financeiras.

Então, como você faz isso? Três palavras:

  1. Despesas;
  2. Salve;
  3. Investir;

Definir metas

Para começar a ganhar dinheiro e mantê-lo, você precisa definir metas para si mesmo. Faça um conjunto de metas de curto prazo (por exemplo, ganhar US $ 6.000 em 4 anos para um pagamento em uma casa) e metas de longo prazo (por exemplo, ter US $ 5.000 por mês para viver em sua aposentadoria).

Quanto mais específicos forem os seus objetivos, mais fácil será avaliar quão perto ou longe você está de alcançá-los. Ao estabelecer metas, seja realista e estabeleça um período de tempo claro para alcançá-las.

Você também precisa elaborar um plano de ação para atingir essas metas e, ao mesmo tempo, ser flexível o suficiente para poder alterar metas e planos à medida que avança. Seu plano deve ser enquadrado em torno das coisas mencionadas abaixo:

Criar um orçamento (e cumpri-lo)

Ao criar um orçamento e mantê-lo, você será capaz de ver onde vai o seu dinheiro. Isso significa reservar um valor específico para despesas específicas (por exemplo, US $ 250 para aluguel, US $ 50 para manutenção de veículos). Isso geralmente é feito mensalmente.



Outra coisa que um orçamento ajuda você a fazer é garantir que você não gaste mais do que o que você ganha, além de encontrar maneiras de usar seu dinheiro para aumentar sua riqueza.

Para desenvolver seu orçamento, você precisa descobrir qual é a sua renda mensal e, a partir dela, atribuir valores específicos às despesas que você faz a cada mês.

Isso também significa que você precisa acompanhar suas despesas para ver se está seguindo seu orçamento. Sabendo quanto dinheiro vem e sabendo como vai sair também vai colocar você no controle de seu dinheiro, que é o primeiro passo na construção de sua riqueza.

Salvar e investir

Além de atender suas despesas, seu orçamento deve ter um valor reservado para suas economias. Isso, afinal de contas, é o que você estará construindo sua riqueza.

Então, agora que você reservou uma quantia para economizar mensalmente. Onde você vai colocar esse dinheiro? A resposta está em investir ou colocar seu dinheiro para trabalhar, a fim de ganhar mais dinheiro.

Um investimento é qualquer coisa que você tenha obtido com as intenções de obter benefícios ou renda no futuro. Os investimentos aumentam ganhando dinheiro para você (através de juros ou dividendos) ou valorizando (ganhando) em valor ao longo do tempo.

O dinheiro que é ganho ou a valorização desses investimentos é o que aumenta sua riqueza.

Investir pode ser muito complicado, pois os bons lhe darão dinheiro, enquanto os maus lhe farão perder dinheiro. Portanto, certifique-se de fazer mais do que seu quinhão de lição de casa e reunir o máximo de informações possível.

Pense em quanto trabalho você dedicou à obtenção de suas economias e combine esse esforço para decidir em quais investimentos trabalhar.

Este é apenas o começo do seu plano para construir sua própria riqueza pessoal. Com o tempo, surgirá a necessidade de desenvolver estratégias mais complexas.



Mas eles nunca se afastarão desses três princípios básicos. Então, mesmo quando você começar pequeno, fique com o programa. Quando as coisas aparecerem, você poderá ver até que ponto chegou e o contentamento será ainda mais satisfatório.