Um bom orçamento é a base de todo plano financeiro bem-sucedido. Independentemente do tamanho da empresa ou do seu orçamento, é necessário saber para onde todo o dinheiro está indo.







No entanto, o orçamento não é apenas cortar todas as despesas e privar-se de todas as coisas boas da vida. Pelo contrário, o orçamento é a compreensão de quanto dinheiro o indivíduo ou empresa tem e para onde vai.

Uma vez que a informação é adquirida, o orçamento torna-se um plano financeiro para a alocação mais eficaz e produtiva desses fundos.

Por que um orçamento pessoal é importante?

A importância de um orçamento para o estado ou uma empresa é facilmente compreensível. No entanto, o orçamento é tão importante na vida pessoal como em qualquer um dos casos acima.

Para muitos, é apenas um daqueles tediosos exercícios financeiros quando eles encontram suas finanças em ordem. Essas pessoas ficariam surpresas em saber o valor real de um orçamento pessoal e como esse orçamento pode ajudá-las a permanecer no caminho financeiro correto.

Um bom orçamento pessoal também pode revelar algum fluxo de caixa oculto, ajudando a pessoa envolvida a investir mais para atingir suas metas financeiras.

Dinheiro é rei

Quer se trate de gestão financeira de negócios ou orçamento pessoal, o dinheiro é rei. Qualquer diferença negativa entre despesas e ganhos provavelmente afetará negativamente a estabilidade financeira da pessoa. As consequências podem ser sérias social, física e emocionalmente.

A solução eficaz para o problema é a gestão eficiente do fluxo de caixa. Em sua forma mais simples, atrasa o desembolso de caixa por períodos muito mais longos, ao mesmo tempo em que incentiva as medidas tomadas para trazer de volta o tão desejado equilíbrio em um balanço financeiro.

Medição do Fluxo de Caixa

A medição do fluxo de caixa é sempre baseada em tempo. Pode ser para o ano seguinte, trimestre, mês, e se alguém estiver em terreno realmente escorregadio – mesmo para a próxima semana.

A maioria das pessoas tem a estranha capacidade de enfrentar problemas financeiros sem saber, e uma projeção precisa do fluxo de caixa pode alertar tal indivíduo de todos os problemas antes de atingi-lo.

Fundamentos do fluxo de caixa

O equívoco comum sobre planos de fluxo de caixa é que eles são vislumbres no futuro. Pelo contrário, esses planos de fluxo de caixa são trabalhos de adivinhação que podem equilibrar múltiplos fatores.



O histórico de pagamentos, a montagem de listas de crédito e contas a pagar e o rigor da pessoa envolvida na identificação das despesas podem ser parte integrante do planejamento e projeção do fluxo de caixa.

Uma característica importante do plano é identificar e avaliar as despesas futuras e estender as contas a pagar.

Também é necessário avaliar perfeitamente os juros do empréstimo e os pagamentos do principal individualmente, bem como coletivamente.

Igualmente importante é o entendimento sobre as flutuações sazonais nos requisitos que podem resultar em despesas mais altas em certas contas, enquanto cortam algumas outras.

Informação é conhecimento, e Conhecimento é poder!

A coleta de informações de várias fontes é muito importante para qualquer processo orçamentário e projeção de fluxo de caixa. Isso se torna ainda mais pertinente no caso do orçamento pessoal.

As fontes de informação podem ser diversas, como os relatórios de mercado, os periódicos comerciais que indicam as flutuações de preços e o conhecimento em primeira mão reunido no confronto frente a frente.

Em qualquer caso, a questão colocada pelo avaliador permanece a mesma – qual é a extensão das despesas a serem incorridas, e quais são as fontes para atender tais despesas e quando e como você pode obtê-las?

Criando projeção de fluxo de caixa

Como se prepara a projeção de fluxo de caixa? Os passos básicos podem ser os seguintes:

  • Ele / ela deve começar a projeção avaliando o dinheiro em caixa no início do período de avaliação;
  • O dinheiro que poderia ser recebido de várias fontes seria adicionado ao dinheiro em mãos como o próximo passo;
  • Aprender os detalhes das quantias e datas do dinheiro que surgiria durante o período de projeção é importante. Isso dará ao projetor o conhecimento de cada centavo no futuro;
  • De maneira semelhante, cada centavo a ser gasto durante o período projetado também deve ser avaliado. O planejador precisa entender não apenas como, mas também o que cada centavo está sendo gasto;
  • Preparar a projeção pode ser uma tarefa desafiadora às vezes, mas é importante para um orçamento perfeito;

Impacto do fluxo de caixa Planejamento do orçamento pessoal

O planejamento eficiente do fluxo de caixa ajudará o orçamento pessoal de pelo menos três maneiras. Estes são:

  • A melhoria nos recebíveis pode ser feita, pois o planejador tentará explorar novas possibilidades de aumentar sua renda.
  • O planejador seria capaz de administrar as contas a pagar diminuindo muitas despesas incorridas que poderiam melhorar substancialmente a situação financeira da pessoa.
  • Isso dará ao planejador a força e a determinação para sobreviver às deficiências, já que ele / ela estaria preparado antecipadamente para tais deficiências com o planejamento do fluxo de caixa e o orçamento pessoal.

Ter conhecimento adequado do status financeiro exato não deixa espaço para confusão, e essa poderia ser uma das melhores maneiras de administrar as finanças pessoais.



É assim que o planejamento de fluxo de caixa para orçamento pessoal realiza a tarefa de maneira significativa.