Uma pessoa proativa é aquela que assume controle para vida, firma objetivos, ousa sonhar, não fica procrastinando e realiza sonhos bem executados para realizar seus objetivos.







Uma pessoa proativa constrói o próprio caminho. A maioria das pessoas só fica esperando que alguma oportunidade caia do céu e apenas reagem aos eventos e acontecimentos. A pessoa reativa escolhe qual caminho parece estar disponível naquele determinado momento. Já uma pessoa proativa, constrói o próprio caminho e arquiteta um plano de vida.

Quando reagir?

Perceba que mesmo as pessoas para proativas precisam reagir de tempos em tempos. A reação por si só não é um mal absoluto para ser evitado, entretanto em tudo na vida é preciso ter cuidado com os excessos. Infelizmente, muitas pessoas estão exageradamente reativas, e isso pode não pode ser um grande problema se os acontecimentos ao redor são neutros ou positivos.

Por exemplo, imagine que a economia vai bem, e há muitos empregos no mercado. Nesse caso, a pessoa reativa que segue a boiada provavelmente vai ser beneficiado, já que há oportunidades em todos os cantos.

Provavelmente vai encontrar e aceitar uma das melhores oportunidades de emprego que mercado está oferecendo, porém essa postura pode ser um problema quando os tempos ficam difíceis, já que ela perceber há menos opções viáveis adiante.

Mentalidade reativa vs mentalidade proativa

Uma palavra pode mudar muito qualidade de uma pergunta. Ao envés de si perguntar “como fazer um plano de vida”, por exemplo, pergunte-se “como fazer um plano de vida excelente”.
A maneira como fazemos um questionamento, pode influenciar muito na na qualidade das respostas, e portanto nos resultados que colhemos.

Você pode perceber diferenças da mentalidade proativa para uma mentalidade reativa analisando algumas perguntas. Uma pessoa reativa se perguntaria “quanto eu ganharia com esse negócio?”, já uma pessoa proativa se perguntaria “quanto eu quero ganhar ganhar nesse negócio e o que eu preciso fazer para conseguir isso?”

Pessoas proativas foco nelas mesmas e não nos outros

Uma das principais característica que separa as pessoas proativas das pessoas reativas é o foco. Pessoas proativas possuem foco em suas próprias ações, enquanto pessoas reativas sempre estão olhando ao redor e para elementos externos.

Pessoas reativas se sentem reféns e vítimas daquilo que acontece no ambiente, nas condições de mercado, etc. Por exemplo, uma mente reativa pode pensar em abrir um negócio só porque está todo mundo abrindo.

Ela então busca imitar a mesma linha de produtos e estratégias de publicidade  na esperança de ter o mesmo resultado. E quando o negócio não é tão promissor ele culpa o sistema, o mercado, os políticos, etc.

Não é que tudo não dependa de ações reativas, mas é importante achar um equilíbrio inteligente de modo a encontrar as escolhas que mais ajudam.

Assim, se o cenário econômico não é favorável, é claro que não fecharemos os olhos para isso, mas é importante levar isso em consideração como uma maneira de melhorar os seus planos proativos.

Como por exemplo ser mais cauteloso com as despesas, manter uma reserva financeira em caso de alguma emergência e ficar se aperfeiçoando constantemente de olhando que ajustes de planejamento são necessários. Dessa forma é importante manter o foco nas coisas certas.

Como ser uma pessoa proativa?

Para ser proativo é necessário desenvolver três pontos



1. Mantenha seu foco na busca de soluções

Quando você recebe alguma estímulo, terá sempre uma tendência a querer reagir imediatamente. Mas isso é o que pessoas reativas fazem, reagir até mesmo sem ter consciência do processo.

Diante do estímulo, você tem muitas escolhas. Talvez a escolha imediata para você será agir no momento com uma resposta rápida e até mesmo impulsiva, pois o momento te força a algo assim. Entretanto, importante sempre lembrar qual é o seu verdadeiro objetivo, e se aquele ocorrido realmente impacta de forma direta nele.

Quanto mais tempo você perde pensando e agindo a qualquer estímulo, mais reativo você fica. Foque naquilo que você tem controle, na sua rota e no seu objetivo.

Preste atenção no momento entre o estímulo e a sua resposta, dessa forma você poderá selecionar quais ações realmente irão te ajudar, e aprenderá a ter mais foco e concentração.

2. Invista na sua capacidade de fazer melhores escolhas

Pode parecer algo muito simples de dizer e complicado de colocar em prática, pois na nossa vida sempre estamos rodeados de problemas, sendo em casa ou no trabalho, e nesses pontos é comum ser reativo.

Mas para aprender a ter mais controle, importante imaginar em um momento que você foi reativo, e pense, “como você poderia ter sido proativo diante dessa situação?”.

Como uma pessoa concentrada, consciente e responsável agiria nesse mesmo ocorrido em que você foi reativo? Analisar essa situação dessa forma é importante para elevar nossa consciência sobre nossas escolhas.

3. Você não é um bicho, por isso pode se desenvolver

Claro que o ser humano pertence ao reino animal, mas ao afirmar que você não é um bicho queremos dizer  que você tem a capacidade de se elevar e realizar escolhas mais conscientes sobre como você lida com estímulos.

Você tem a capacidade de investir no seu desenvolvimento pessoal por meio da filosofia, refletindo valores que são importantes e que devem orientar sua vida., dessa forma, esclarecendo o que é mais importante.

Você com certeza não quer ficar tempo demais em um estado de baixa consciência, pois isso atrapalha a clareza de fazer boas escolhas.

Para ganhar clareza, é importante entender quando nossas escolhas são um mero reflexo do que sociedade nos treinou e condicionou. Envés de procurar a aprovação das pessoas ao redor, dedique tempo buscando entender o que importa para você.

Para ser uma pessoa proativa, é necessário aumentar nosso nível de consciência e clareza sobre quais são os valores que nos orienta em nossa jornada. Precisamos ter um excelente plano de vida, tendo em mente o padrão mínimo que definimos para nós e onde queremos chegar.

É importante entender o preço de nossas escolhas, pois nada acontece sem esforço e dedicação. Precisamos abrir mão de algumas escolhas para ficarmos focados nas opções que trarão de fato os resultados desejados.



Nesse caminho, é bem provável que você se depare com distrações, como pessoas tentando tirar você da sua rota original com críticas. Essas pessoas podem muitas vezes quererem o melhor para você, mas tentarão impor ideias na sua cabeça, e é somente você que terá a capacidade de decidir o que é melhor para você e arcar com as consequências das suas decisões.