Em uma demonstração de fluxos de caixa, você verá que todos os pagamentos e recebimentos em dinheiro são classificados de acordo com três categorias:







  • Operativo
  • Investindo
  • Financiamento

Agora, olhando as categorias acima, o que você acha de “fluxo de caixa operacional”? Exatamente! É tão simples assim. O fluxo de caixa operacional é o fluxo das atividades operacionais sozinho.

O que é fluxo de caixa operacional?

O que isso significa?

Bem, vamos definir a palavra operacional. Google Dictionary define “operar” como “para controlar o funcionamento de …” (Google) Portanto, as atividades operacionais “controlam o funcionamento de” um negócio e, portanto, o fluxo de caixa operacional é a mais importante de todas as atividades. Vamos analisar um pouco mais o papel das atividades operacionais.

Papel das atividades operacionais

As atividades operacionais incluem as operações diárias de um negócio. Algumas atividades de influxo operacionais comuns estão vendendo bens e serviços e recebendo pagamentos de juros e dividendos. As atividades comuns de saída de operação são a compra de estoques e o pagamento de salários, impostos, aluguel, serviços públicos, etc. Essas são as principais transações que determinam muito bem o quanto um negócio pode continuar. Vejamos um exemplo simples de como calcular o fluxo de caixa operacional:

Fluxo de caixa operacional é o lucro líquido?

Para um negócio simples como o de Jim, sim, acontece que é o mesmo; no entanto, para a maioria das empresas, elas não são iguais.



A maioria das empresas usa o método de contabilidade de exercício, o que significa que alguns dos itens que contribuem para o lucro líquido não são atividades de caixa.

Vamos voltar ao nosso exemplo do serviço Lawn Mowing de Jim, mas agora ele está no mercado há alguns anos.

Jim realmente ficou esperto. Ele tem uma grande base de clientes. Uma razão pela qual ele tem tantos clientes é porque ele permite pagamentos de crédito, o que significa que ele não recebe dinheiro no momento em que ele corta a grama, mas sim recebe semanas depois.

Jim inclui esses pagamentos de crédito em seu cálculo da receita total, o que significa que ela é refletida no lucro líquido. Portanto, a fim de calcular o fluxo de caixa operacional, Jim deve ajustar o valor da receita que ele registra, subtraindo os pagamentos de crédito que ele incluiu.

  • + Receita
  • – Rédito recebido a crédito
  • – Despesas

Leia mais: Como produzir fluxo de caixa, mesmo em uma recessão

Despesa de Manutenção

Isso pode ficar muito mais complicado do que isso, mas agora, pelo menos, você entende o que é e os princípios básicos usados ​​para calculá-lo. É o fluxo mais importante de dinheiro das três categorias.



Como mencionamos, ele controla a função do negócio. Ele vai te dizer muito sobre o quão brilhante ou escuro o futuro de uma empresa parece.