O fluxo de caixa pode ser a causa do sucesso ou da falência de muitos negócios. A falta de planejamento do fluxo de caixa é a razão pela qual muitas empresas chegarem ao fim.







Na verdade, muitas empresas rentáveis ​​falham devido a problemas de fluxo de caixa. Sem fluxo de caixa adequado, você não pode pagar suas contas e não pode fazer planos para o seu negócio.

O que é planejamento de fluxo de caixa?

O planejamento do fluxo de caixa está projetando suas entradas de caixa futuras de vendas, serviços e empréstimos, e comparando-as com suas necessidades futuras de fluxo de caixa (fornecedores, salários / vencimentos, pagamentos de empréstimos, impostos, etc.). A diferença entre os dois é o seu fluxo de caixa líquido.

Por que o planejamento do fluxo de caixa é tão importante? O planejamento de fluxo de caixa pode ajudá-lo a identificar problemas no futuro e corrigi-los antes que eles ocorram.

O planejamento do fluxo de caixa também pode ajudá-lo a tomar decisões como participar da conferência que deseja tanto participar, comprar o novo computador, ou se é preciso trabalhar muito no mês para evitar um fluxo de caixa.

Primeiros passos

O primeiro passo no planejamento do seu fluxo de caixa é saber onde você gasta o seu dinheiro. Os empreendedores sozinhos precisam ter um bom controle sobre seus gastos pessoais e de negócios, já que a maioria dos empreendedores solo dependem de suas receitas de negócios para atingir as metas de finanças pessoais.



Qual é a melhor maneira de acompanhar seus gastos? Você pode usar caneta e papel, planilhas ou um programa de software. O melhor método para você é o método que você vai usar em uma base regular.

Você deve projetar seus gastos pelo menos nos próximos 12 meses para incluir gastos anuais e outros gastos periódicos.

Se estiver passando por uma crise de fluxo de caixa, você deve acompanhar e projetar seu fluxo de caixa semanalmente, em vez de mensalmente.

Se você possui um negócio existente, pode projetar seu fluxo de caixa para o próximo ano, revendo suas despesas para o ano passado.



Desenvolvendo o fluxo de caixa

Para melhorar seu fluxo de caixa, você deve:

  1. Entender o planejamento do fluxo de caixa. Acompanhe seu fluxo de caixa e projete suas necessidades futuras de gastos antes de melhorar seu fluxo de caixa.
  2. Pense em todos os cenários que sua empresa pode possuir e reflita qual seria a melhor estratégia a aplicar neles. O que fará se sua obter grande lucro? Gastará o dinheiro ou guardará? E se sua empresa obter pouco capital? O que fará? Ao planejar os melhores e piores cenários, você estará pronto para qualquer situação.
  3. Ao estimar sua renda futura, perceba que algumas pessoas pagarão atrasado e levarão em conta esse fato em sua projeção.
  4. Carregue o que você vale. Muitas empresas, especialmente os profissionais de serviços, se sobrecarregam quando estão começando. Esta é uma ótima maneira de sair do negócio. Certifique-se de que você está cobrando o que você vale, e lembre-se de que você está no negócio para ganhar dinheiro, não para dar a sua experiência de graça.
  5. Tenha cuidado com grandes gastos de negócios. Concentre-se no valor que o item traz à sua empresa e evite gastos excessivos.
  6. Não contrate até que seja necessário. Considere o uso de assistentes virtuais ou funcionários temporários antes de contratar funcionários permanentes.
  7. Dar incentivos para pagamento antecipado de produtos e serviços. Por outro lado, persiga as faturas no minuto em que elas estão atrasadas. Cobrar juros ou multas por atraso para incentivar os pagamentos em dia.
  8. Atualize seu fluxo de caixa regularmente. Seu plano de fluxo de caixa mudará com frequência conforme sua empresa cresce. Você pode querer atualizar o seu plano de fluxo de caixa semanalmente quando você começar, em seguida, mude para mensal, uma vez que você tenha um bom controle sobre seu fluxo de caixa.