Hoje vamos te dar 5 (cinco) regras básicas sobre finanças pessoais, e antes de dizer quais são essas regras quero que você saiba que elas não são para conhecimentos teóricos, são regras para se por em prática.







O que vai fazer a diferença nas suas  finanças pessoais não é você saber e decorar essas regras, o que vai fazer a diferença na sua vida e principalmente na sua vida financeira é a prática, ou seja essas regras não são para fins teóricos e sim para fins práticos, então interiorize e as ponha em prática.

1ª Regra

A primeira regra é simples para suas finanças pessoais, Gastar Menos do Que Ganha, parece um pouco óbvio mas muitas pessoas não estão pondo em prática essa regra simples.

Foi feito um levantamento no Brasil e 1 (uma) em cada 4 (quatro) pessoas fecha o mês com contas negativas, se esse for o seu caso você tem que por na sua cabeça que esta na hora de mudar essa situação de uma vez por todas.

E a melhor forma de mudar isso é mapear seus gastos e criar metas financeiras. Essas metas são nada mais do que definir o quanto do seu dinheiro vai para cada área importante da sua vida.

 

2ª Regra

A segunda regra é Pague-se Primeiro, esse conceito veio de um livro chamado O Homem mais rico da Babilônia, se você não leu este livro recomendamos bastante.

Esse é um conceito fundamental no mundo das finanças pessoais e faz toda diferença quando é posto em prática, aposto como você ja deve ter se prometido guardar tudo que ganha no final do mês, o problema é que dificilmente sobra alguma coisa nessa data.

As oportunidades para você gastar o seu dinheiro não faltam, é por isso que você deve encarar sua poupança mensal como mais uma das suas despesas, colocando assim uma data de vencimento para o depósito nessa poupança, assim, quando receber seu dinheiro no próximo mês você já manda uma quantia para sua conta poupança, como se fosse uma conta a pagar.

 

3ª Regra

A seguinte regra é simples, Poupe Pouco Mas Poupe Sempre, aposto que você já deve ter lindo alguns textos que falam para poupar 10%, 15% das sua renda, e você se desespera achando que é uma quantia alta, porque criar o hábito da poupança não é uma tarefa fácil.

O segredo desta regra é começar aos poucos, ao fazer um mapeamento das despesas para você saber onde está gastando e onde está entrando o seu dinheiro.

Se você identificar que sua conta está no vermelho, por exemplo, você não vai precisar poupar 15% da sua renda agora, primeiro irá resolver a situação financeira atual para depois poupar essa porcentagem.



Mas você ainda pode mesmo no vermelho poupar uma quantia menor, pois isso vai lhe ajudar a criar o hábito da poupança, pois não importa a quantia que você poupa e sim a frequência.

 

4ª Regra

Penúltima regra é Procure Sempre Saber Mais Sobre Finanças Pessoais, pois é fato com tudo na vida quanto mais você aprende menores são as chances de você cometer erros, e isso nas finanças pessoais isso se aplica inevitavelmente.

Frenquentemente assista vídeos sobre finanças pessoais, acesse sites e blogs que falem sobre finanças para você se familiarizar com o tema, leia artigos e notícias sobre o assunto pois tem muita coisa boa sobre principalmente em portais de notícias sobre finanças.

 

5ª Regra

A quinta dica ou regra é você Não Vincular Sua Segurança Financeira 100% ao eu Emprego Atual, a maioria das pessoas não gosta de pensar na possibilidade de poder perder o emprego.

E essa preocupação dobra pra quem não consegue usar o dinheiro para algo além de manter o dia-a-dia, como pagar as contas da casa e as dívidas, acabam que não poupam e nem investem.

A segurança financeira dessas pessoas que usam o dinheiro para contas, dívidas, que não poupam, não investem e o dinheiro serve somente para isso e para mais nada está vinculada 100% ao emprego atual.

Todos sabemos que por melhor profissional você seja, você nunca vai estar livre do risco de ser demitido, então guardar dinheiro para criar fontes de renda alternativas é sempre bom, e irá ajudar você a diminuir a dependência do seu emprego.

Obviamente você não vai poder parar de trabalhar tão cedo, mas quando você manter uma reserva financeira de 3 (três) a 6 (seis) meses da sua renda por exemplo, no caso de uma demissão você vai ter um folego para poder se recolocar no mercado de trabalho ou em uma tentativa empreendedora.

 

Finalizando

Embora finanças pessoais seja uma área muito ampla, no final acaba sendo algo bem simples e que pode ser resumido em pontos fundamentais que convergem para boas práticas e que te levam a uma melhora no rendimento financeiro ao final do mês.



E a prática de controlar suas despesas, gastar menos, poupar mais e começar a investir pode te levar até a tão sonhada independência financeira.
Uma pequena parcela da população nacional se compromete a por esses pontos em prática, e por mais bobos que possam parecer podem lhe ajudar bastante.